5 dicas práticas para controlar o fluxo de caixa do seu posto de combustível

14/09/2020 – O fluxo de caixa é o movimento de entradas e saídas de recursos financeiros do seu posto de combustível. Desta forma, ele te ajuda a entender como está a saúde financeira do seu negócio e a tomar as melhores decisões.

Ao fazer o fluxo de caixa correto, torna-se mais fácil manter o controle, podendo separar os processos que acontecem diariamente – por meio de um histórico – de onde vem cada receita e para que se destina cada saída.

É fundamental para se planejar financeiramente a fim de diminuir custos ou aproveitar os resultados de uma aplicação.

Por isso, elaboramos 5 dicas para você controlar o fluxo de caixa, mantendo-o seguro nos momentos de crise para obter os melhores resultados. Confira!

1. Registre todas as movimentações do caixa

Para se chegar ao valor real do fluxo de caixa, é muito importante registrar tudo, tanto as contas a receber, quanto a pagar, sejam elas gastos fixos ou variáveis.

O ideal é usar um sistema de gestão com controle de fluxo de caixa para o seu posto de combustível. Dessa forma, você organiza as contas com base nos dados atualizados diariamente e pode projetar suas despesas.

2. Mantenha o fluxo atualizado

Fazer o acompanhamento diário da movimentação do fluxo de caixa é muito importante, pois evita aborrecimentos e surpresas no envio das informações fiscais.

3. Faça o controle de estoque do seu posto

O controle de estoque faz parte do capital de giro dos postos de combustíveis, consequentemente faz parte do fluxo de caixa. E, na maioria das vezes é um capital que não rende juros nem gera renda, é um capital imobilizado.

Através de uma gestão eficiente o gestor saberá o momento certo em que precisa comprar mais itens ou traçar estratégias para aumentar as vendas de um determinado produto.

4. Determine o período para a análise

Comece determinando de quanto em quanto tempo será feita a análise. Ao definir o período em que os dados serão analisados estrategicamente, todos os registros devem ser feitos de maneira organizada. Tudo isso para acompanhar de perto o desenvolvimento do posto e ter todas as informações necessárias para conseguir analisar o fluxo de caixa.

5. Conte com a ajuda de um sistema de gestão

Não se esqueça de que a tecnologia pode otimizar os processos relacionados ao controle financeiro, agregando mais rapidez, segurança no registro e interpretação dos dados. E você, já tinha conhecimento de todas essas informações sobre gestão de fluxo de caixa? Conheça nossa solução LBC Gas Station e controle seu fluxo de forma simplificada.

Tenha as informações fundamentais para que o seu posto de combustível lucre mais! Encare a solução com um investimento e não como um gasto, com ela é possível evitar os erros na gestão e otimizar o fluxo de forma prática e com poucos cliques.

Agora que você já sabe usar a tecnologia a seu favor, obtendo uma boa ferramenta na automação do fluxo de caixa, que tal conferir outro artigo do nosso blog e saber mais um pouquinho sobre como administrar um posto de combustível: 5 dicas para o sucesso!