Preço do etanol cai após quase dois meses de altas

As cotações do etanol hidratado voltaram a cair no mercado paulista depois de quase dois meses de altas, informa o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Já os preços do açúcar seguem em elevação, devido à oferta limitada.

Entre 21 e 25 de setembro, o indicador Cepea/Esalq registrou, para o etanol hidratado, a cotação de R$ 2,5820 o litro, uma queda de 2,24% em relação à semana anterior.

O movimento de baixa esteve relacionado à necessidade financeira de algumas usinas e à abertura de espaço nos tanques. Por outro lado, as chuvas recentes em boa parte das regiões produtoras levaram as unidades a restringirem o volume ofertado.

Algumas distribuidoras priorizaram a retirada de volumes já adquiridos anteriormente e passaram a aguardar novos movimentos dos preços no curtíssimo prazo.

Ainda assim, dados do Cepea mostram que o volume médio semanal de etanol hidratado negociado em setembro está 57,7% superior ao do mesmo período de 2025.

Açúcar

Para o açúcar cristal branco, o preço médio na segunda-feira (28/9) estava em R$ 120,24 a saca de 50 quilos, uma alta acumulada de 5,71% desde o início de setembro. Em uma semana, a cotação teve leve avanço de 0,09%.

Segundo o Cepea, as recentes chuvas continuam atrasando a colheita da cana-de-açúcar no Centro-Sul, reduzindo a produção de açúcar. Com a oferta limitada, as cotações do cristal branco seguem em elevação.

Neste cenário, projeções para a safra 2026/27 no Centro-Sul foram reduzidas. Pesquisadores do Cepea ressaltam que, com menos açúcar sendo produzido nos próximos meses, a oferta no mercado interno deve continuar restrita, mantendo a sustentação dos preços.

Fonte: Fecombustiveis