Neste momento de retomada, o planejamento estratégico é algo essencial para que o seu posto de combustível tome decisões com mais segurança e agilidade.
São muitas as tarefas, os números e processos. No entanto, nem todas as empresas sabem utilizar todas as informações e um erro ou esquecimento podem acabar saindo caro. O Business Intelligence vem transformando empresas, aprimorando dados e até reduzindo despesas por meio de um compilado de informações.
Através dos dashboards, é possível obter uma visão ampliada, focada em resultados e desempenho. Afinal, eles consolidam todos os dados relevantes em um único lugar que podem ser facilmente visualizados e interpretados.
Não basta dispor de dados, é preciso acompanhar os indicadores mais importantes para o seu negócio. As empresas estão correndo contra o tempo para se adaptar ao cenário atual, e ganham destaque aquelas que agem com objetividade.
Agora que já entendemos que os dashboards são aliados, precisamos compreender quais são as informações mais relevantes, interpretá-las identificando oportunidades e pontos de atenção. Para isso, separamos os pontos principais da nossa solução de BI:
- Análise de estoque;
- Indicadores de combustíveis;
- Indicadores de abastecimentos;
- Projeções;
- Análise de venda, custo e lucro.
Se você tem um posto ou uma rede de postos e precisa monitorar o ritmo das vendas, é importante compilar no seu painel as informações referentes às vendas.
O dashboard vai apresentar o resultado do seu negócio e o que mais está sendo vendido. Após análise detalhada, você consegue visualizar os seus dados e acelerar as estratégias.
O fluxo de vendas de alguns dos postos pode estar relacionado ao desempenho do gerente. Caso os resultados não estejam satisfatórios, é preciso avaliar a satisfação do profissional e a sobrecarga de trabalho. Nessas horas, saber liderar e deixar clara a função do gerente é de suma importância!
Agora, se os postos preservam um padrão parecido na venda de combustíveis, mas diferem nos produtos ou serviços agregados, é importante observar a performance dos frentistas.
Uma opção é promover capacitações voltadas para venda e manter sua equipe cada vez mais engajada. Oferecer prêmios aos funcionários também é uma alternativa interessante. Mostre que eles também saem ganhando se tiverem um bom desempenho.
Com algumas mudanças, os postos de gasolina podem passar a vender mais. Ao coletar os dados e analisar as informações, procure focar nas ações que possam trazer retorno financeiro a curto e médio prazo.
Sem dúvida alguma, investir na ferramenta de Business Intelligence traz incontáveis benefícios para sua empresa. Tenha em mãos informações fundamentais para a tomada da decisão. Afinal, informações integradas e unificadas dizem muito mais do que quando estão isoladas.
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