A conciliação de cartões é uma das tarefas que mais exigem responsabilidade, atenção e tempo de quem a executa. Na LBC Sistemas, a conciliação de cartões é automática e trabalha em tempo real para manter tudo sob controle e garantir a segurança da sua empresa. Confira os 5 erros que você não pode cometer na conciliação de cartões.
1- O primeiro descuido está na gestão financeira
O empreendedor que deixa de acompanhar o andamento de suas finanças não efetuando processos básicos como a conciliação bancária, dificilmente terá cuidado em relação a conciliação de cartões.
A boa notícia é que esse problema pode ser contornado com sistemas que além de automatizar operações, reduzem os custos e elimina o retrabalho.
2- Deixar de cadastrar os tipos de recebimento
O cadastro dos tipos de recebimento consiste em listar todas as opções de pagamento que sua empresa oferece e através de qual cartão a operação será realizada.
Essa é uma etapa crucial para coordenar as entradas e o pagamento das taxas administrativas de cada cartão e das projeções dos seus recebíveis.
3- Não monitorar as taxas dos cartões
Um outro erro comum na conciliação de cartões é deixar de acompanhar as taxas de administração dos cartões.
Portanto, você precisa monitorar constantemente o valor das taxas e variações das bandeiras dos cartões.
Com o módulo conciliação de cartões da LBC, o monitoramento é automático e sempre que houver divergência, o sistema irá notificar.
4- Não dar atenção aos chargebacks
Apenas para revisar, chargeback é o cancelamento de uma venda feita no cartão de débito ou crédito e que pode acontecer por dois motivos: um deles é o não reconhecimento da compra por parte do titular do cartão e o outro pode se dar pelo fato da transação não obedecer às regulamentações previstas nos contratos, aditivos, termos e manuais editados pelas administradoras.
Uma conciliação que dá pouca atenção aos estornos solicitados pelos clientes deixa a empresa vulnerável.
Vale ressaltar que a LBC Sistemas conta com um dos melhores sistemas antifraudes. Assim que os dados do cartão do cliente são recebidos, o sistema analisa e alerta imediatamente sobre as taxas e prazos divergentes e identifica a maquininha POS pirata com agilidade.
5- Deixar de automatizar a conciliação de cartões na sua empresa
Existem no mercado ferramentas capazes de realizar a conciliação de cartões em seu estabelecimento de um modo simples, automático, ágil e muito mais em conta do que a contratação de um funcionário. A LBC Sistemas é a solução definitiva para a sua empresa ter o controle total das transações.
Achou o assunto interessante? Compartilhe com os seus amigos nas suas redes sociais. Até breve!