15/04/2021 – O mercado de postos de combustíveis é sempre uma oportunidade de negócio relevante, graças à importância das rodovias na logística no Brasil. Contudo, os gestores devem estar atentos aos detalhes. Investimentos em itens como comunicação visual, que impactam as vendas, não devem ser negligenciados. A comunicação visual nesse segmento tem um amplo papel, que é de grande importância.
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Por que a comunicação visual é importante em postos de combustíveis?
A comunicação visual exerce muitas funções em postos de combustíveis. Desde a sinalização de segurança inerente à própria atividade, passando por criar uma sensação de segurança e confiabilidade aos clientes, até seu papel em marketing e vendas. Investir na renovação constante da sinalização, evitando adesivos e placas desbotados e desgastados, bem como em crachás e uniformes para a equipe, passa ao consumidor uma imagem de cuidado.
Nesse sentido, postos de “bandeira branca” devem usar a comunicação visual para eliminar a desconfiança que muitos têm neles. Outro ponto importante de cuidado para os que optam por não vender uma marca de combustível exclusivamente é não escolher cores ou uma logo que lembre outros de empresas consolidadas, evitando problemas com direitos autorais.
Onde devo ter sinalizações?
Locais como tanques, áreas de perigo, entradas e saídas de veículos devem estar sinalizados por razões de segurança, já a loja de conveniência e os sanitários devem estar demarcados para facilitar sua visualização pelo cliente.
Elementos como totens e testeiras infláveis, placas de preços, demarcação da área de abastecimento e mesmo banners promocionais são itens básicos em relação ao processo de atração e venda. Facilitar para que o consumidor possa identificar com rapidez os preços e tomar a ação de compra é fundamental nesse sentido.
Como a comunicação visual pode favorecer meu posto de combustíveis?
A influência de uma boa comunicação visual nas vendas é uma das mais antigas premissas do marketing. Em postos de combustíveis, isso tem se renovado devido à busca constante dos clientes por bons preços e vantagens. A melhor forma de se comunicar com um comprador, nesse caso, é no próprio ponto de venda, já que a decisão de compra é comumente iniciada pela necessidade devido ao uso do veículo.
Comunicar promoções, lançando mão de banners e placas, pode, de fato, ser um meio de atração de novos clientes, que antecipem seu reabastecimento em razão da oportunidade de economia. Os clubes de vantagens, por sua vez, ajudam na fidelização, devendo também ter destaque.
A comunicação visual em postos de combustíveis tem muitos papéis. Entretanto, indiferentemente deles, ela deve ser constantemente observada e renovada para que os resultados do negócio sejam ampliados, gerando confiança e impactando positivamente as vendas. Então, uma boa fachada é um diferencial, tanto para não ser descartado como opção como para conquistar e manter a clientela.
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Fonte: Minaspetro