CENTRAL DE VENDAS 0800 760 0305

Aprenda como montar um Procedimento Operacional Padrão para o posto

29/12/2020 – O que garante o sucesso nos postos de combustíveis diante da concorrência são as estratégias usadas por seus empreendedores para conduzir os negócios. Sendo assim, adotar um procedimento operacional padrão no seu estabelecimento, certamente, fará com que você esteja próximo de atingir os seus objetivos.

Elaboramos este artigo para explicar o que é um procedimento operacional padrão, com as principais dicas para você implantar essa estratégia de maneira correta no seu posto de combustíveis.

Acompanhe e fique por dentro desse assunto!

O que é um procedimento operacional padrão (POP)?

Podemos entender o procedimento operacional padrão como uma receita de culinária. Nele, devem ser definidas como serão feitas todas as tarefas dentro do seu posto de combustível. Por mais simples que sejam consideradas as operações, estabeleça a maneira mais eficaz para a execução e disponibilize para seus colaboradores por meio de documentos.

Quais as vantagens do procedimento operacional padrão?

Ele oferece uma série de benefícios para os postos de combustível que adotam essa estratégia de administração. Conheça as principais vantagens:

  • padroniza a qualidade de apresentação dos produtos e serviços;
  • evita o desperdício de insumos;
  • reduz os riscos de acidentes para colaboradores e clientes;
  • aumenta a produtividade;
  • reduz o tempo de execução das atividades;
  • facilita o treinamento dos colaboradores.

Como montar um procedimento operacional padrão?

Para a implantação eficaz do procedimento operacional padrão no seu estabelecimento, existem algumas recomendações e dicas importantes para essa técnica. Siga as que são mais usadas pelos empresários de sucesso.

Baseie-se nas necessidades do seu negócio

Por mais parecidos que sejam os produtos e serviços oferecidos pelos postos de combustíveis, cada negócio tem suas características próprias, como público-alvo, localização, número de colaboradores, entre outros. Sabendo disso, crie um procedimento operacional exclusivo para seu estabelecimento, não copie ou aproveite o POP de outras empresas.

Use uma linguagem simples e direta

Um dos principais objetivos do procedimento operacional padrão nos postos de combustíveis é a facilidade de entendimento. Portanto, apresente uma linguagem simples e objetiva na descrição das atividades. Evite o uso de termos técnicos muito específicos para não confundir seus colaboradores.

Conte com o executor do processo

Atualmente, as mais variadas técnicas de vendas ou de execução de serviços já têm listados os seus procedimentos. No entanto, nunca é demais buscar o conhecimento prático dos seus colaboradores mais experientes. Peça opiniões para os principais executores das atividades durante o processo de implantação do seu POP.

Avalie a aplicabilidade e faça revisões

Verifique, com certa constância, se os processos estabelecidos no procedimento operacional padrão do seu posto de combustível atendem aos objetivos propostos. Entenda que eles podem ser alterados sempre que for verificada alguma irregularidade ou na descoberta de maneiras melhores para apresentar seus produtos e serviços.

Agora que já sabe o que é um procedimento operacional padrão, que tal colocá-lo em prática no dia a dia do seu posto de combustível? Saiba que o ideal é que você use a tecnologia a seu favor. Atualmente, existem softwares para auxiliar nessa estratégia, tornando-a cada vez mais potencializada.

Fonte: Minaspetro

Deixe um comentário