10/12/2024 – O medo da mudança aliada com o pavor de perder o emprego tem feito muita gente rejeitar a Inteligência Artificial. Mas trata-se simplesmente de uma ferramenta de uso humano que aumenta sua produtividade. A falta de conhecimento e uso dela será mais prejudicial que a própria ferramenta, quando se tratar de competitividade empregatícia.
Pouco se usa (menos do que se deveria), claro que está em franco crescimento, e muito se fala no Brasil. Vamos falar, neste capítulo, sobre a inteligência artificial (IA) e a importância dessa ferramenta para se conectar melhor com o consumidor. Lembro- me de assistir uma palestra de um dos meus gurus sobre inovação, Arthur Igreja, e vê-lo comentando que “as disrupções não acontecem da noite pro dia”.
A disrupção nada mais é que transformações que acontecem lentamente durante um certo tempo e na virada de chave acabam assustando as pessoas. Como tenho dito nos artigos e palestras pelo Brasil, que o nosso país não deixa a desejar quando se fala de tecnologia de sistemas, softwares e até hardwares em relação aos Estados Unidos. Temos sistemas avançados com tecnologia de ponta que podem concorrer livremente com os americanos sem medo de concorrência. Onde está o ponto de colisão?
Não utilizamos essa tecnologia de forma adequada e não nos acostumamos ainda com as mudanças de gestão através de dados, informações, assim como muitos ramos do varejo utilizam os dados gerados com os parâmetros de autoconhecimento para se tomar decisões. Na administração de empresas e no mercado, chamamos isso de feeling, que traduzindo significa: sentimento ou sentido.
É algo parecido com um piloto de avião. Imagine seu negócio. Quanto menor, mais intuitivo e visual. Você consegue alçar pequenos voos sem precisar de aparelhos, consegue decolar e pousar manualmente. Quando aumenta o tamanho do avião e as condições de voo são maiores, o visual por si só não consegue resolver. A tendência é derrubar o avião. Alguns podem até conseguir por um bom tempo. Mas não se tem a segurança de estar no caminho certo.
Dentro do avião o piloto tem os controles e o painel. Aí está a chave do sucesso de voo. Ele recebe inúmeros dados que indicam o caminho, os desvios das turbulências e mesmo assim passa por algumas delas e tem medo. Nesse caso, o feeling e o conhecimento de voo são imprescindíveis para se ter o sucesso. Não se pode, pelo menos ainda, viajar sem o piloto e vice-versa. Ao utilizar o seu sistema de gestão ao máximo, explorando as ferramentas e levando-o à exaustão, o seu negócio tende a tornar-se cada vez mais profissional.
Ao chegar nesse ponto, você verá que a IA será necessária. O ponto em que os dados por si só, em suas correlações, não serão suficientes para trilhar novos caminhos e resolver problemas do dia a dia. Problemas de gestão e estratégia que irão precisar de um tratamento especial. 2023 foi o ano da descoberta que a inteligência artificial está pronta para iniciar seu aprendizado e, quanto mais se usa, mais se aprimora, mesmo exemplo que foi usado aqui sobre os sistemas de gestão do seu negócio. Usar um sistema para emitir nota, fechar caixa e emitir relatórios de vendas e estoque está tão ultrapassado quanto o telefone fixo. Ainda tem quem use, mas cada dia vai desaparecendo.