27/08/2021 – No final do dia de hoje o setor foi supreendido com a informação de que o governo federal tinha tomado a decisão de reduzir a mistura de biodiesel para 10% nos meses de novembro e dezembro de 2021.
Leia também:
- ANP publica esboço do novo modelo de comercialização do biodiesel
- Bolsonaro diz que quer zerar imposto sobre diesel, em novo aceno a caminhoneiros
Os representantes de usinas e associações do setor produtivo foram informados por membros do Ministério de Minas e Energia que a decisão já estava tomada, mas ainda não estava formalizada. O motivo da redução seria o preço do biodiesel e seu consequente impacto no preço do diesel e na inflação.
Como AGENDAR alterações de preços nas bombas | Conheça a AGENDA LBC
A redução acontece no bimestre seguinte ao aumento da mistura. O ano de 2021 começou com o B12, depois ficou um bimestre com B13, seguindo a previsão legal, depois o governo Bolsonaro reduziu para B10 a mistura por dois bimestres alegando a questão do preço. Então para o 5º bimestre do ano a mistura foi elevada para B12 e agora será novamente reduzida para B10.
A decisão do governo deve ser formalizada nas próximas semanas pelo CNPE, em tempo do edital para o próximo leilão de biodiesel que deve sair até o dia 10 de setembro.