31/10/2024 – Consumidor brasileiro penaliza marcas que não seguem parâmetros ESG, diz pesquisa. Sua empresa já pode ter perdido 20% dos seus clientes sem saber ou entender, mesmo que tenha ganho outros consumidores que vieram através de campanhas…
Quando perguntaram que atributos fazem o consumidor comprar ou escolher uma marca, a pesquisa mostrou que 29% dos consumidores citaram a qualidade do produto ou serviço como principal atributo de uma marca, e 26% escolheram o impacto positivo na economia brasileira. O conceito de ESG apareceu em terceiro lugar, com 19% das menções.
Quando a pergunta era feita de forma inversa, ou seja, o que faria você deixar de comprar um produto ou serviço, o conceito de ESG pulava para a primeira posição, com 26% das menções. ESG (sigla em inglês para as questões ambientais, sociais e de governança).
Importante salientar que a pesquisa foi realizada com 2.006 brasileiros com idade a partir de 16 anos e de todas as unidades do país, o estudo foi realizado pela Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, ligado ao grupo de comunicação FSB Holding. O estudo será divulgado durante o Repcom, evento sobre reputação de marcas que será realizado em São Paulo.
Ao entrar dentro da pesquisa pode-se encontrar que dentro do conceito ESG, citado por 26% como o que mais traz reputação negativa da marca, o ponto principal dessa escolha ficou com a governança, mencionada por 13% dos entrevistados, seguida por 8% para questões sociais e 5% para aspectos.
Considerando a faixa etária pode-se dizer que dentro dos aspectos encontrados no resultado, a identificação de valores entre o consumidor e a empresa está presente no processo de amadurecimento da relação com a marca. Isso ajuda as empresas na estratégia de encaminhar ações que fortifiquem essa conexão com seu cliente.
Esse conteúdo é um oferecimento de LBC SISTEMAS – impulsionando, há 30 anos, o sucesso da revenda de combustíveis e conveniências
Somos focados na melhoria das relações humanas e apaixonados pela melhor experiência de consumo e fidelização dos consumidores. Com uma cultura de ruptura, inovação e constante evolução, buscamos sempre impactar positivamente a qualidade de vida de todos os envolvidos na operação, administração e gestão.
Extraído: Blog do Errejota