Reforma Tributária: o que muda nos postos de combustíveis

A nova Reforma Tributária vai entrar em vigor a partir de janeiro de 2026, devendo passar por uma transição gradual até 2033. Acompanhe a matéria e saiba o que muda nos postos de combustíveis com a Reforma Tributária. fique por dentro das principais mudanças que devem acontecer nos postos de combustíveis.

Simplificação dos tributos

Os cinco tributos sobre consumo atualmente vigentes que são o ICMS, PIS, Cofins, IPI e ISS, serão substituídos por apenas dois: IBS (imposto sobre bens e serviços) e CBS (contribuição sobre bens e serviços). Essa simplificação deve diminuir a burocracia e fazer com que a alíquota desses impostos sejam uniformes em todo o país, diminuindo as disputas fiscais entre estados, dando fim às guerras fiscais.

Princípio do destino

Isso implica que os impostos serão arrecadados no local onde o consumo ocorre e não na origem, devendo beneficiar os estados menos industrializados, trazendo um equilíbrio competitivo.

Como ficam os demais serviços 

Outros serviços também oferecidos pelos postos como lava-jato, troca de óleo e loja de conveniência vão fazer parte da nova reforma tributária. Isso deve influenciar em alguns setores como precificação e fluxo de caixa.

Você já está preparado para as mudanças que vão ocorrer nos postos?
A LBC está. Conte conosco agora mesmo.

 

 

Extraído de Expopostos