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Não há lei que obrigue um consumidor a gostar de algo

27/06/2024 – O CARRO HÍBRIDO, HOJE REPRESENTA PARA O MERCADO DE CARROS ELÉTRICOS O QUE O MOTOR FLEX REPRESENTOU PARA A POPULARIZAÇÃO E ASSENÇÃO DO ETANOL!

Nas primeiras vezes em que se tentou emplacar o etanol no Brasil, foram através de leis, decretos e incentivos. É muito importante e podem dar um empurrão, mas para entrar no gosto do consumidor tem que ter algo a mais.

Hoje temos as portas uma imensa revolução nos modelos de mobilidade e na forma de abastecer os veículos para se locomover. Independente das intenções dos países em baixar a pegada de carbono, antes é preciso combinar com quem vai fazer isso acontecer: O CONSUMIDOR!

O MAIOR CLIENTE DO COMBUSTÍVEL ETANOL HOJE É AQUELE QUE COMPRA GASOLINA!

Eu já ouvi isso no mercado: “não podemos falar mal da gasolina, ela é nossa maior cliente”. Com 27% em sua composição, as usinas vendem etanol anidro “a rodo” sem se preocupar com mercado, preços, mudanças etc, mais de um quarto da gasolina pertence a matriz energética vinda da cana e ninguém tasca.

Esse percentual, aliada ao retorno da venda do etanol hidratado foi possível com a criação do motor flex. Inventado nos EUA e aprimorado aqui no Brasil, o motor flex conseguiu o que o Pró álcool em 75 não conseguiu, emplacar o etanol hidratado na maioria dos postos de combustíveis do País. Essa popularização teve como trunfo a liberdade do consumidor de escolher o combustível nos momentos de criticidade e de aproveitamento da situação. Se eu chegar num posto e não tiver etanol eu posso colocar gasolina e vice-versa. Esse sim foi o pilar que fez com que o motor flex se tornasse um febre entre os veículos pequenos e médios.

No Brasil, quase a totalidade dos 43.000 postos vendem etanol, diferente dos EUA ou Índia em que não é fácil encontrar o bio combustível nas bombas.

QUAL O IMPACTO DO CRESCIMENTO DAS VENDAS DE VEÍCULOS HÍBRIDOS NA REVENDA DE COMBUSTÍVEIS?

Considerando a vida útil das reservas de petróleo, pode-se afirmar com certeza que os veículos a combustão ainda terão muito o que queimar. Principalmente quando se trata de países com características continentais como Brasil, China, EUA e Índia.

A revenda de combustíveis terá que se adaptar a consumidores que irão menos vezes ao seu ponto de venda, terá que modificar o sistema de vendas e buscar atender o consumidor em outras áreas que não seja somente a venda de combustíveis. Saem na frente os postos revendedores que já agregam um ecossistema de produtos e serviços agregados ao seu negócio.

O cliente corporativo ainda será um cliente em potencial para os postos revendedores, a questão é que o abastecimento de carros elétricos poderá ser feito sem 90% das exigências ambientes que correm em cima de um posto de gasolina e isso vai favorecer a entrada de novos concorrentes e o que pode retirar o cliente corporativo dos postos de forma desigual para a revenda.

O QUE FAZER SEM SE DESESPERAR?

Ficar atento a essas mudanças e focar no mercado igual a um shopping center. Entretenimento, lazer, comida e produtos de valor agregado para toda a família. Quando digo toda a família estou incluindo os pets.

Essa semana visitei uma loja que há muito não ia e pasmem, encontrei na seção de brinquedos um parquinho para crianças gratuito dentro da loja dentro de um shopping. Qual o recado que me passou? RJ, quer comprar algo para seu filho, para sua casa ou para você? Deixe seu filho brincando aqui e fique à vontade.

Cuide e foque no seu consumidor. Resolva seus problemas, atenda ele de forma sensitiva e não com aquele script para vender gasolina aditivada. O que você precisa? Como podemos te ajudar? Qual o seu desafio de hoje? Como meu posto de serviços pode facilitar a sua vida?

 

Extraído: Blog do Errejota*