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TODO CLIENTE QUER PREÇO BAIXO, MAS TODOS QUEREM SER BEM ATENDIDOS.

21/06/2024 – DECISÕES TOMADAS POR IMPULSO PODEM AFETAR DIRETAMENTE O CAIXA DA SUA EMPRESA, POR ISSO É PRECISO PROFISSIONALIZAR MAIS A SUA FORMA DE GERIR O MARKUP DO SEU

Nem todo cliente que busca preço baixo pode ser considerado “precista”, mas todo cliente “precista” quer ser bem atendido. Alguns produtos são historicamente passíveis de busca por um preço menor, o que vai fazer a diferença é conseguir agregar valor a ele. Este processo em produtos de alto giro e de fórmula única é um desafio muito maior e dificulta a indústria e seus marqueteiros a conseguir juntar qualquer valor e cobrar mais caro por isso.

Como exemplo pode-se listar leite, soja, etanol e combustíveis em geral, açúcar e outros. Estes produtos necessitam de um trabalho árduo e constante de elevação da marca e geração de valor para que isso seja enxergado pelo consumidor. Algumas empresas conseguiram, depois de décadas de trabalho e milhões de reais em investimento, gerar valor a produtos de alto giro da sua marca, como a Nestle, Shell entre outros.

Por mais que brigue por preço, o cliente sempre reclamará do mal atendimento. Não há como separar as coisas e por mais que o preço seja um atrativo diferencial, qualquer equiparação próxima pode desviar seu olhar no processo de decisão de compra. Isso vai se construindo dia após dia no campo de memorização do cérebro do indivíduo até o momento em que deixará de vez de visitar o seu estabelecimento, isso mesmo, esquecerá de você inconscientemente.

Já aconteceu com você de deixar de frequentar certos lugares e depois de um tempo você se perguntar por que deixou de ir lá e não ter a resposta?

Seu cérebro trabalhou inconscientemente para que você não voltasse aquele lugar como forma de proteger de passar perrengue, ser mal tratado e manter a sua segurança. Isso acontece todos os dias com a organização das memórias como ponto de consulta da nossa mente como forma do organismo de nos proteger.

Se você só tem preço baixo, você só tem um dos itens que o consumidor procura, e ainda mais não fazem parte diretamente no processo de decisão, o que complica mais ainda a forma como o indivíduo vai enxergar teu negócio. A estratégia de preços sendo bem utilizada pode fomentar volumes, aumentar o mix e ainda atrair novos clientes. Se essa não é a meta principal você está dando desconto para os de casa, simplesmente abrindo mão da sua margem, lembre-se que no Brasil parece pecado ganhar dinheiro honestamente vendendo algo, e colocando seu negócio em risco.

Margens apertadas não pagam um café bom, não investem numa marca bonita, organizada e atraente para os clientes, não mantem a limpeza dos banheiros em dia, não ajuda a revisar os equipamentos de forma a manter um fluxo de vendas constante e em crescimento. Sem uma boa margem sua empresa não consegue dar algum retorno a mais para clientes fieis, não consegue atrair melhor mão de obra, porque sempre está pagando o teto mínimo. Não consegue atrair a atenção de fornecedores com produtos mais viáveis e rentáveis para compor o seu mix, entre outros.

Tudo começa com muita informação na palma da sua mão, por isso vou indicar que revise seu sistema de gestão e se especialize nele. Entre a fundo e descubra todo o potencial que ele pode dar. Use-o ativamente todos os dias, relatórios, análises e reuniões com sua equipe de gestão, sócios e funcionários sempre. Pelo menos uma vez por mês. Se você conseguir manter essa frequência você poderá ter melhor controle de margem que ficar analisando quantos carros estão na pista do seu concorrente ou quanto ele está cobrando na placa de preço.

Se está pensando em mudar de sistema dê uma olhada nas funcionalidade da LBC SISTEMAS que está a mais de 30 anos no mercado.

 

Extraído: Blog do Errejota*