Pix terá aproximação e modo automático em 2025; o que esperar das novidades

30/12/2024 – O Pix receberá melhorias em 2025. O Banco Central do Brasil já anunciou que o próximo ano contará com a liberação oficial do Pix por aproximação, mecanismo que permite pagamentos instantâneos a partir do NFC do celular, como acontece com cartões de crédito e débito. Além disso, a instituição determinou que o Pix automático também deve chegar em 2025. A alternativa automatizará pagamentos de despesas recorrentes, como contas de água, luz e academia. O Pix ainda deve se tornar um meio de pagamento para boletos a partir do próximo ano. Abaixo, confira tudo sobre as novidades do Pix para 2025.

Como vai funcionar o Pix por aproximação?
O Pix por aproximação é uma nova forma de fazer pagamentos instantâneos usando o mecanismo do Banco Central. A modalidade permite efetuar a transação de maneira mais rápida a partir da tecnologia contacless entre o celular do usuário e uma maquininha, assim como nos cartões virtuais. Para funcionar, é preciso que o cliente tenha um celular com tecnologia NFC. O pagamento é confirmado a partir da biometria cadastrada no app do banco. Vale destacar que o recurso só estará disponível em máquinas de pagamento habilitadas, e que outras formas de pagamento via Pix, como por QR Code, seguirão disponíveis.

O recurso já está em testes há alguns meses e está disponível para usuários da Carteira do Google (Google Wallet) com contas ativas no PicPay, C6 Bank e Banco Itaú. O recurso também foi disponibilizado antecipadamente para clientes do Banco do Brasil em maquininhas Cielo de alguns estabelecimentos de São Paulo e Brasília. De acordo com o cronograma do Banco Central, o Pix por aproximação deve ser disponibilizado para todos os usuários até o dia 28 de fevereiro de 2025.

O que é o Pix automático? Qual a diferença para o Pix agendado recorrente?
O Pix automático é outra novidade que chegará para facilitar os pagamentos instantâneos em 2025. Com a função, será possível programar pagamentos automáticos recorrentes de despesas de telefone, luz, academia, contas escolares, condomínio, entre outras. Assim, a função será uma alternativa ao débito automático, sendo oferecida como método de pagamento ao cliente na hora da contratação do serviço. Espera-se que a novidade seja liberada até o dia 16 de junho de 2025.

Dessa forma, o Pix automático funciona a partir do cadastro de uma cobrança direto por uma empresa. Já no Pix programado — recurso que já está disponível para todos — é o usuário quem realiza o cadastro com os dados da pessoa que irá receber os pagamentos. Assim, existe uma diferença importante entre quem irá fazer a automação da função.

Pagamento de boletos por Pix
Por fim, o Banco Central também anunciou uma nova regra para o pagamento de boletos via Pix. A opção instantânea poderá ser utilizada através da obrigatoriedade da presença de um QR Code nos próprios boletos. A alternativa possibilitará a quitação de boletos de forma instantânea, o que antes não era possível. O que é válido atualmente é o pagamento do documento pelo cliente através do código de barras, e compensação acontece em até um dia útil. A previsão é que a novidade chegue até o dia 3 de fevereiro de 2025.

Com informação de Banco Central

Fonte: TechTudo*
*Extraído do site: Fecombustíveis