Desde sua criação, o PIX tem trazido inovações e desafios para os meios de pagamentos. Desde o fim das TEDs e popularização das contas bancárias com movimentações de pequenos valores. Agora, a ferramenta de aproximação começa a ser uma realidade para o consumidor em geral.
De todas as inovações bancárias, a que mais impactou os consumidores de renda mais baixa foi o PIX. A entrada de milhões de pessoas no sistema bancário se deu através das facilidades de utilização dessa ferramenta incrível. Agora o PIX vem com uma inovação de poder ser utilizado nas carteiras digitais para a função de aproximação.
Programada para ser disponibilizada em fases, a novidade poderá ser utilizada por qualquer consumidor que tenha uma conta bancária habilitada para pagamento via NFC. O Itaú se junta ao time de bancos previamente integrados à Carteira do Google, que já contava com C6 Bank e PicPay. Por enquanto, a novidade é exclusiva das maquininhas do Itaú Unibanco, as Laranjinhas.
A nova funcionalidade que permite que as carteiras digitais incluam um Pix no seu grupo de pagamentos vai facilitar a vida dos consumidores que gostam de pagar via Pix, mas acabam tendo uma dificuldade de ter que acessar o aplicativo do banco, digitar senha, ler o QR Code ou inserir a chave e completar todos esses passos para garantir o pagamento.
Em dados coletados do mercado, o pagamento por aproximação ocupou uma parcela de 61,1% das transações realizadas presencialmente. Entre os motivos da alta adoção, se destacam a experiência rápida e fluida, e a segurança, com camada extra de proteção por meio de autenticação.
Algumas dúvidas dos consumidores em relação a segurança na transação quando vai se utilizar o Pix pela aproximação, o que consiste no mesmo sistema de segurança que é utilizado para os cartões de crédito e débito, evitando assim uma utilização desnecessária ou fraudes como tentativas de roubo por aproximação.
Essa facilidade vai proporcionar uma maior popularização e utilização do Pix no mercado como meio de pagamento, impulsionando, mais ainda as compras à vista assim como, pode influenciar numa aceleração da liberação do Pix programado, ou Pix parcelado.
Com esse aumento de velocidade no processo de pagamento com a utilização do Pix os atritos gerados em toda a jornada do consumidor acabam por ser diminuídos e assim aumentando a eficiência e melhorando a experiência do cliente.
Esse conteúdo é produzido pelo nosso parceiro Roberto James do Blog do Errejota
Somos focados na melhoria das relações humanas e apaixonados pela melhor experiência de consumo e fidelização dos consumidores. Com uma cultura de ruptura, inovação e constante evolução, buscamos sempre impactar positivamente a qualidade de vida de todos os envolvidos na operação, administração e gestão.