O Brasil pode prolongar o uso dos biocombustíveis para reduzir emissões de gases de efeito estufa dos veículos, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), que preparou um estudo em parceria com o BCG (Boston Consulting Group).
Segundo o trabalho, veículos produzidos no Brasil possuem a menor pegada de carbono do mundo durante todo o ciclo de vida. O trabalho comparou as emissões de veículos movidos a combustão interna, híbridos e elétricos segundo o conceito chamado “do berço ao túmulo”. Isso abrange o impacto ambiental em todo o ciclo de vida do veículo. Desde a extração e produção dos insumos, incluindo as baterias de motores elétricos, até o uso do veículo e, por fim, o descarte.
Os carros 100% elétricos ou abastecidos apenas com etanol, emitem menos poluentes no Brasil do que os que usam qualquer tecnologia em outros países, segundo o estudo. “Isso acontece porque nossa matriz elétrica é composta por 90% de fontes renováveis”, afirma Igor Calvet, presidente da Anfavea. “Em ano de COP, o setor automotivo tem algo a mostrar”, completa. Para ler esta notícia, clique aqui.
 
								