Uma das decisões mais estratégicas às quais um empreendedor no setor de revenda de combustíveis precisa fazer frente é a contratação de pessoal. Um bom plantel de funcionários é não somente a garantia de continuidade do negócio, uma vez que são eles os responsáveis pelo movimento da verdadeira máquina produtiva que é um posto.
Em tempos de instantaneidade da informação, ter funcionários comprometidos e capazes de realizar um atendimento de qualidade pode fazer a diferença entre a rejeição, dentro das redes sociais e fora delas, e a fidelização crescente de novos clientes.
Por isso, alguns cuidados na hora de contratar podem ser imprescindíveis, com atenção redobrada tanto naquilo que a revenda tem de comum em relação a outros nichos de atividade econômica, quanto em seus aspectos peculiares.
Entre as características comuns à maioria dos negócios que também têm de estar no campo de visão dos contratadores em um posto de combustíveis está o cuidado em selecionar futuros funcionários dotados de características como dinamismo, proatividade e não só capacidade como disponibilidade para processos de aprendizado contínuos.
Na opinião especializada sobre o tema, é unanimidade que duas características determinantes na contratação de funcionário é a adaptabilidade a situações novas e a capacidade de resolução de problemas e imprevistos. Definitivamente, funcionários “bitolados”, apegados a zonas de conforto e que se sentem confortáveis com afazeres mecânicos e rotinas rígidas não mais fazem parte da realidade laboral do século 21.
Em um cenário profissional marcado pela emergência de novas tecnologias cujo prazo de validade em termos de valor de uso diminui exponencialmente, estar disposto a passar por treinamentos constantes é um aspecto que não pode escapar a quem contrata. Não só a disponibilidade como o gosto pelo aprendizado em situação contínua devem ser pontos a serem destacados nas entrevistas, e considerados como fatores determinantes na hora de decidir quem contratar.
Outra característica a ser considerada e que integra o campo de interesse de todos os setores de RH no momento da contratação é o rompimento com velhos arraigados preconceitos. Certos lugares comuns, ligados a ideias pré-concebidas de gênero, orientação sexual e de gênero tendem a fixar a escolha em critérios os quais podem resultar em uma seleção ineficiente.
Não somente o reconhecimento, mas o incentivo aos valores ligados à diversidade é prática que pode render ganhos para a empresa, sobretudo intangíveis, ligados a marketing positivo e atração de clientes cuja decisão de escolha pode estar centralmente ligada a práticas de consumo consciente.
Dentro do tema diversidade, um outro aspecto cuja importância não mais pode ser subestimada na hora de contratar é o ambiente multigeracional de trabalho. Nesse sentido, a preferência pela contratação de jovens por motivos puramente ligados a pouca idade é coisa antiga. É cada vez maior o número de trabalhadores que decidem reiniciar sua vida profissional, mesmo a partir de uma idade convencionalmente considerada de declínio da vida produtiva.
Entre as características peculiares no momento de contratar para uma revenda de combustíveis, um fator de importância liga-se à circunstância de ser rara a possibilidade de utilização do trabalho remoto. Os funcionários de um posto precisam, necessariamente, estar em contato direto com o cliente. Devem, por isso, ser portadores de características que potencializem as melhorias e estratégias de fidelização do consumidor dessas relações mais próximas de consumo.
O desenvolvimento da empatia e a capacidade para utilizar todos os recursos disponíveis no espaço profissional, no sentido de propiciar ao cliente uma experiência de cuidado único com seu patrimônio, são componentes da personalidade do candidato a uma vaga que não podem passar em branco na análise do contratador.
O arrojo na autoimposição de metas com vistas a promover aumentos individuais de produtividade, na medida em que podem ser detectados, podem ter por resultado redução de custos como gastos com horas extras. Por outro lado, é preciso que o empregador também tenha clara consciência daquele que talvez seja o mais arraigado princípio no mundo das relações de trabalho: pessoas respondem a incentivos.
Assim, um bom programa de vantagens e recompensas ao mérito dos funcionários, tanto reais quanto simbólicas, podem garantir, para além da atratividade no momento da entrada, a disposição de continuar na empresa por parte do bom funcionário.
Tarefa tornada mais complexa pelos novos tempos, a contratação de funcionários deve deixar de ser vista como um encargo assumido quase a contragosto pelo empregador. Pelo contrário: necessita ser vista de forma entusiasmada, como um investimento cujo retorno pode ser um dos mais duradouros do negócio.
Este artigo foi produzido pela jornalista Flávia Guerra.