23/09/2019 – Por conta do recente aumento no valor do barril de petróleo, alguns postos dispararam o preço de seus combustíveis. Após algumas denúncias, fiscais da Agência Nacional do Petróleo (ANP) percorreram as bombas abastecedoras na região do Distrito Federal a fim de verificar possíveis aumentos injustificados.
Somente na última quinta-feira (19), foi solicitado a 320 estabelecimentos a apresentação das notas fiscais de compras das últimas semanas. Segundo a ANP, o valor do combustível é livre e estipulado pelo fornecedor, mas não é permitida a cobrança abusiva em cima de um estoque comprado a um preço antigo.
De acordo com Ottomar Lustosa, membro do Núcleo Regional de Fiscalização da ANP, o órgão continuará fiscalizando possíveis irregularidades e encaminhando os casos à entidades competentes para averiguação dos valores excessivos.
Por fim, é importante ressaltar que os postos que forem flagrados praticando preços abusivos poderão receber multas que chegam a até um milhão de reais.
Fonte: Panorama Offshore