11/04/2022 – Há muitos anos, mais e mais clientes pesquisam na Internet os produtos que desejam, observam avaliações e opiniões de outras pessoas e, em seguida, tomam decisões informadas antes de fazer suas compras online.
Há algum tempo, essa tendência foi transferida para as lojas locais, impondo uma nova forma de pensar como “posicionar” negócios, incluindo Postos de Serviços, na internet.
Cada vez mais pessoas pesquisam na internet, por meio de seus telefones e assistentes digitais, os melhores lugares e serviços mais próximos quando precisam. Nesse sentido, é de vital importância saber se os Postos de Combustíveis ou de Gasolina “aparecem”, como aparecem nessa busca e quais serviços oferecem quando os usuários os encontram.
No momento em que um usuário busca por “Posto de Combustível Mais Próximo”, é quando o algoritmo do Google entra em ação, tentando recomendar ao usuário não apenas aquele que está mais próximo, mas também aquele que ele considera ser a melhor opção para aquele usuário.
Esse posicionamento em buscadores como o Google Maps está se tornando cada vez mais importante na hora de redirecionar o público para o seu negócio.
A verdade é que, embora ninguém conheça o algoritmo do Google, foram definidas algumas boas práticas para que os usuários possam encontrar os postos e cada serviço que oferecem quando precisarem.
O mais básico e fundamental é que cada empresa seja proprietária do seu ponto Google Meu Negócio, o buscador por excelência de negócios e serviços locais.
Isso nem sempre acontece, pois alguns pontos são gerados por clientes ou colaboradores e, portanto, a propriedade deve ser solicitada ao Google. Além disso, todas as informações dos pontos devem ser atualizadas incluindo horários, serviços, endereço e telefone, entre outros.
Embora toda empresa deva ter seu posicionamento online local no radar, nenhum esforço feito no formato digital deve prejudicar a experiência do cliente. Essa experiência quase sempre será refletida na pontuação do Google (de 1 a 5 estrelas).
A nova batalha pelos clientes é travada no plano virtual, mas é vencida em cada ponto de venda e em cada interação.
Nesse sentido, os esforços são complementares. As empresas devem dizer aos seus clientes o que fazem e o que oferecem digitalmente, mas certifique-se de oferecê-lo da melhor maneira e com a melhor qualidade quando o cliente estiver lá.
Fonte: Brasil Postos