20/01/2020 – Depois de subir 11,5% nos postos de combustíveis, maior aumento de preço desde 2015 – para a alegria dos empresários do setor –, o mercado brasileiro de etanol deverá registrar um crescimento importante da produção e da produtividade.
Pelos cálculos da União da Agroindústria Canavieira do Estado de São Paulo (Unica), que representa as usinas. a safra deste ano vai superar os 590 milhões de toneladas, 3% acima dos 573,2 milhões de 2018/2019. Detalhe: a produção será ampliada mesmo com uma área 2% menor – graças à melhor produtividade das lavouras, com a incorporação de novas tecnologias, e do clima favorável. Com isso, o ano deve quebrar um recorde histórico, com cerca de 35 bilhões de litros, mais de 7% de crescimento – sendo aproximadamente 10 bilhões de anidro e 25 bilhões de litros de hidratado.
“A indústria sucroalcooleira vive um momento de grande oportunidade, com cenário positivo para investimento, demanda global crescente e aumento significativo do consumo interno”, afirma o economista Paulo Venâncio, especialista em biocombustíveis da Fundação Getulio Vargas (FGV).
A reportagem completa está disponível no site do Estado de Minas.
Fonte: Estado de Minas