10/08/2020 – Se você abasteceu seu carro durante esta semana, ele já pode ter no tanque uma gasolina com novas especificações, de acordo com a Resolução 807/20 da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Esta nova “fórmula” entrou em vigor segunda-feira (3), mas existe um prazo adicional de 60 dias para os distribuidores e de 90 dias para os revendedores se adequarem. Para saber o que esta nova gasolina vai mudar na sua vida atrás do volante, conversamos com Everton Lopes, mentor de tecnologia em energia da SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade).
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2 – Ela será mais cara
O benefício da maior octanagem não vai ser percebido por quem tem carros mais velhos, principalmente os que trazem carburador, mas a maior densidade energética, sim, ainda que um pouco menos que nos motores mais modernos.
7 – Ela não é aditivada
Os novos parâmetros da gasolina não eliminam a necessidade de usar aditivos detergentes e dispersantes. Além de retardar a oxidação da gasolina e impedir a formação da carbonização na câmara de combustão, a gasolina aditivada limpa todo o sistema de alimentação do veículo (tanque, linha de combustível, bomba e injetores).
8 – Ela é mais confiável
As especificações para a gasolina vendida no Brasil tinham uma falha ao não estipularem um padrão mínimo para a massa específica, que ficou em 715kg/m³. Segundo Everton Lopes, a gasolina produzida no Brasil não apresentava muita variação. Mas, como não havia regulamentação, a gasolina importada acabava baixando a qualidade no momento da mistura.
9 – Ela ainda pode ser adulterada
Na visão de Everton Lopes, a chance de encontrar no mercado combustível adulterado não mudou. “A fraude é misturar a gasolina a qualquer hidrocarboneto que queime, e isso acontece no posto. A distribuição é mais controlada. Então, o risco continua existindo”, explicou. De acordo com o engenheiro, é difícil constatar adulterações no momento do abastecimento, portanto, a fiscalização e o controle de qualidade ainda serão necessários.
10 – Como fica a gasolina premium?
A principal característica da gasolina premium é a alta octanagem, agora fixada em 97 octanas (RON). O percentual de etanol anidro também é um pouco menor, 25%. Para valer a pena e obter algum benefício desse combustível, é necessário ter um veículo com motor de alta performance.
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Fonte: Estado de Minas