20/01/2020 – A diretoria da Agência Nacional do Petróleo (ANP) aprovou nesta quinta-feira (16) uma nova resolução que visa a aprimorar a qualidade da gasolina automotiva comercializada no Brasil. A resolução estabelecerá as especificações e as obrigações quanto ao controle da qualidade a serem atendidas pelos agentes econômicos, em substituição à Resolução ANP nº 40, de 2013.
Segundo a ANP, a nova resolução contempla basicamente três pontos: o primeiro deles é o estabelecimento de uma faixa de valores de massa específica da gasolina; o segundo está relacionado aos parâmetros de destilação, que afetam questões como desempenho do motor, dirigibilidade e aquecimento do motor; e o terceiro é a fixação de limites para a octanagem, já presente nas especificações da gasolina de outros países.
Ainda de acordo com a ANP, a resolução atende aos atuais requisitos de consumo de combustível dos veículos e de níveis de emissões progressivamente mais rigorosos, considerando o Programa de Controle de Emissões Veiculares (Proconve – Ibama) e o Programa Rota 2030 – Mobilidade e Logística, do governo Federal.
Fonte: Valor Econômico