16/08/2019 – Existem 332 milhões de carros na estrada na China, mais do que em qualquer outro lugar do mundo. A maior parte é movida a gasolina pura, mas a partir do ano que vem as empresas chinesas de combustíveis vão adicionar 10% de etanol , um movimento que pode ter implicações de longo alcance para o consumo de combustíveis fósseis.
A indústria brasileira de biocombustíveis é a segunda maior do mundo atrás dos EUA. Nos últimos anos, sofreu com os choques nos preços dos combustíveis resultantes de mudanças na política do governo , mas foi impulsionada pelo enorme potencial do mercado chinês.
Em maio, a China e o Brasil resolveram uma queixa brasileira à Organização Mundial do Comércio (OMC) sobre as tarifas chinesas sobre o açúcar, abrindo caminho para maiores importações. Agricultores brasileiros também esperam o acordo para abrir as portas para mais etanol brasileiro.
Os ambientalistas estão otimistas de que a adição de etanol à gasolina chinesa reduzirá as emissões de gases do efeito estufa, mas eles estão cautelosos com as conseqüências não intencionais porque a indústria de biocombustíveis exige grandes plantações de milho e cana-de-açúcar que podem invadir as florestas.
“Há o risco de trocar um problema – combustíveis fósseis – por um que é muito pior: o desmatamento”, disse Ricardo Junqueira Fujii, analista de conservação da ONG WWF-Brasil.
Ele acrescentou que o potencial do país para produzir combustível de baixo carbono pode dobrar sem comprometer a produção de alimentos.
O Brasil tem a responsabilidade de definir políticas públicas adequadas para o uso e conservação da terra na Amazônia, no Cerrado e em outros biomas brasileiros, disse Fujii.
Combustível mais limpo
O governo chinês anunciou a nova cota de biocombustível em setembro de 2017 como parte de seu compromisso de reduzir o consumo de combustível fóssil sob o Acordo de Paris sobre mudança climática.
“Adicioná-lo aumenta o grau de octano no combustível, melhorando a quilometragem. Evita o uso de metais pesados (especialmente o chumbo) e reduz as emissões globais de dióxido de carbono ”, disse Ldo Sauer, da Universidade de São Paulo.
No entanto, plantar culturas para produzir etanol pode trazer uma mudança no uso da terra, a principal fonte de emissões do Brasil .
Desde 2009, o Brasil tem um processo de Zoneamento Agroecológico de Cana- de -Açúcar que impede que campos de cana invadam terras indígenas ou áreas de vegetação nativa. Só pode ser plantado em pastagens degradadas.
No entanto, a bancada do agronegócio ruralista na legislatura do Brasil tem pressionado para mudar a lei.
Em 2017 , o senador Flexa Ribeiro propôs um projeto de lei para desmatar a terra nas áreas de cerrado e savana do Cerrado na região amazônica. Protestos de ambientalistas e até mesmo de alguns agricultores acabaram levando a proposta a ser arquivada no ano passado.
A região destinada à expansão da cana-de-açúcar não é a Amazônia, mas a área conhecida como Matopiba, que ocupa os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia no Cerrado, que já é impactado pela expansão da soja .
As agências de supervisão estão lutando para acompanhar os desenvolvimentos, pois ainda estão lutando para implementar as proteções existentes.
Em 2014, o governo brasileiro começou a implementar um programa de registro de meio ambiente rural para que os agricultores registrassem suas terras, tornando mais fácil para a polícia rastrear o desmatamento ilegal na propriedade privada. Mas cinco anos depois, muitas fazendas ainda não foram registradas.
“O prazo para o registro no meio rural foi adiado várias vezes, e o cumprimento dos programas de regularização ambiental, onde os agricultores apresentam seus planos para resolver quaisquer riscos ambientais identificados, é baixo”, disse Fujii.
Há também preocupações trabalhistas. A colheita é principalmente mecanizada, o que reduziu o trabalho escravo nos canaviais, mas aumentou o desemprego nas áreas rurais.
De acordo Para o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (CEPEA), a produção de cana emprega aproximadamente 750.000 pessoas no Brasil, 42% menos que os 1.283.258 trabalhadores formais registrados em 2008.
No entanto, Eduardo Leão, diretor executivo do governo brasileiro. A Associação da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) disse à Diálogo Chino que os benefícios econômicos são inegáveis.
“O setor de energia da cana-de-açúcar é uma importante fonte de emprego e renda. Em cada município onde uma usina está instalada, a renda per capita aumenta em US $ 1.000 por ano ”, disse ele.
Oportunidades para o Brasil
China deverá consumir 15 milhões de toneladas de biocombustíveis no próximo ano. O país atualmente tem capacidade para produzir aproximadamente três milhões de toneladas por ano, um número que pode chegar a cinco milhões em 2020, segundo o provedor de dados de mercado IHS Markit .
Isso deixaria um déficit de cerca de 10 milhões de toneladas, o que poderia permitir que o Brasil, cujo maior parceiro comercial é a China, se tornasse um fornecedor líder. A produção nacional de etanol no Brasil para a safra 2018/2019 foi de cerca de 33,1 milhões de toneladas.
“As perspectivas são excelentes”, disse Artur Yabe Milanez, diretor de biocombustíveis do BNDES. “Durante anos, o Brasil tentou abrir o mercado chinês ao etanol, e parece que os esforços agora estão valendo a pena.”
O Brasil também é capaz de produzir diversas culturas de biocombustível e está se voltando para o milho como uma alternativa à cana-de-açúcar, que tradicionalmente tem sido usada para produção doméstica.
“O setor recebe grandes investimentos, especialmente em Mato Grosso e Goiás, inclusive [para] moinhos flexíveis de milho e cana-de-açúcar”, explicou Ricardo Tomczyk, presidente do Sindicato Nacional do Milho (UNEM).
Tomczyk acrescentou que a China está se preparando para produzir seu próprio etanol a partir de matérias-primas importadas, mas pode haver limites para sua capacidade de produção, o que criaria oportunidades para o Brasil.
Alimento versus combustível
Após um boom de biocombustíveis há uma década que coincidiu com um aumento nos preços globais dos alimentos, ainda há algum desconforto sobre o setor.
“A adição de etanol à gasolina é obrigatória no Brasil desde 1938 e, desde então, tem havido negociações com produtores de cana”, disse Sauer. “Quando os preços do açúcar no mercado internacional estavam ruins, houve pressão para aumentar o nível de etanol na gasolina, e isso ainda acontece hoje.”
Um relatório recente da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) destacou como os biocombustíveis podem elevar os preços da safra aumento dos preços do petróleo.
No entanto, o debate é menos aceso do que em 2012, quando o então chefe da FAO, José Graziano da Silva, disse que o uso de milho para etanol nos EUA está aumentando os preços dos grãos em todo o mundo. Mais tarde, ele suavizou sua postura.
“Precisamos passar do debate comida versus combustível para um debate sobre alimentos e combustíveis. Não há dúvida de que a comida vem em primeiro lugar ”, disse Graziano em 2015.“ Mas os biocombustíveis não devem ser vistos simplesmente como uma ameaça ou como uma solução mágica. Como qualquer outra coisa, eles podem fazer bem ou mal ”.
Fonte: Fecombustíveis