14/12/2020 – Garantir a qualidade dos produtos revendidos no posto é uma das principais obrigações da atividade de Revenda de combustíveis. Não por acaso, o setor apresenta índices elevados de conformidade em todo o Brasil, atingindo padrões de nível europeu ao longo dos últimos anos.
Ainda que os revendedores mineiros estejam atentos a essa questão, é importante ressaltar que, neste período de grande incidência de chuvas em diversas regiões do estado, o cuidado com os equipamentos de armazenamento e verificação dos combustíveis deve ser redobrado.
Alguns passos são fundamentais para garantir que não haja infiltrações nos tanques e que o combustível vendido no posto esteja dentro das especificações estabelecidas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP):
– Confira periodicamente a estanqueidade dos tanques, verificando o volume de água na câmara de contenção;
– Verifique diariamente a qualidade de todos os produtos através das ferramentas de análise de combustível;
– Verifique diariamente os densímetros de etanol das bombas;
– Antes de períodos chuvosos, execute o teste de vedação nas bocas de visita dos tanques, para assegurar a segurança do sistema de armazenamento subterrâneo;
– Após uma grande chuva, abra as bocas de visita e verifique se a água não entrou nos tanques;
– Sempre observe se os bueiros e sistema de drenagem das águas na região do posto estão limpos e desobstruídos; caso identifique problemas, acione a prefeitura municipal para a devida manutenção.
Estas atitudes podem evitar enormes prejuízos para o posto e eventuais autuações e multas dos órgãos fiscalizadores, caso seja identificado produto não conforme.
Fonte: Minaspetro