CENTRAL DE VENDAS 0800 760 0305

Aprenda como abastecer motocicleta com segurança

Uma das principais normas da Agência Nacional do Petróleo (ANP) para motociclistas é descer do veículo na hora de abastecer.

A medida pretende garantir a segurança do condutor e dos colaboradores do local de abastecimento, em casos de incêndios e explosões.

Neste posto explicamos como abastecer motocicletas em postos de combustíveis de forma segura para evitar acidentes. 

Fatores que podem levar à explosões e incêndios

Alguns perigos ao abastecer são: vazamento do combustível no motor; energia eletrostática; ou algo metálico (como chaveiro ou zíper de jaqueta), que pode conter energia armazenada e gerar uma faísca que ao entrar em contato com o vapor do combustível.

Os frentistas devem seguir alguns procedimentos para abastecer motocicletas com segurança no posto de combustível, a fim de prevenir acidentes e garantir a segurança do cliente e dos funcionários.

Algumas das principais recomendações são:

  1. Desligar o motor da motocicleta: Antes de começar a abastecer, o frentista deve pedir ao motociclista para desligar o motor da motocicleta, a fim de evitar faíscas ou chamas que podem causar incêndios ou explosões.
  2. Posicionar a motocicleta corretamente: O frentista deve pedir para o motociclista posicionar a motocicleta de forma segura, alinhando-a com a bomba de combustível e garantindo que ela esteja em uma posição estável, com o cavalete de apoio, caso a motocicleta possua.
  3. Uso de equipamentos de proteção: O frentista deve utilizar os equipamentos de proteção usados, como luvas e óculos de proteção, para evitar o contato com o combustível e outros produtos químicos.
  4. Evite derramamentos: O frentista deve manusear a mangueira com cuidado e atenção, evitando derramamentos de combustível que podem causar riscos de incêndio ou escorregões.
  5. Não ultrapasse o limite do tanque: O frentista deve atentar-se para não ultrapassar o limite do tanque de combustível da motocicleta. Caso isso cause, o excesso de combustível pode ser derramado e causar danos ou acidentes.
  6. Observar os vazamentos: Após o abastecimento, o frentista deve verificar se há vazamentos de combustível na motocicleta ou na área próxima, antes de liberar o cliente.
  7. Orientar o cliente: O frentista deve orientar o cliente a não fumar ou ligar o motor da motocicleta por pelo menos cinco minutos após o abastecimento, a fim de permitir a dissipação de possíveis vapores de combustível.

Seguindo essas recomendações, os frentistas podem abastecer motocicletas com segurança no posto de combustível e prevenir acidentes e incidentes.

Fonte: Jornal o Povo*

*Extraído do site: Brasilpostos

Deixe um comentário